sábado, 10 de agosto de 2013

Produção de Animes- Guia Detalhado de Como são Feitos os Animes, parte 3



Primeiramente, desculpe pela demora da continuação de como são feitos os animes, maaas, aqui está! Novamente, eu tive que dividir em duas partes para não ficar muito comprido e cansativo, por isso, ainda vai ter uma parte 4. Mas não se preocupe, porque a última parte vai chegar logo logo. Então tenha uma boa leitura e eu espero que goste desse post. ;)

Diretor de Animação

Esse é um trabalho que provavelmente, muitos fãs não conhecem, pois não é um trabalho autoexplicativo. A meta do diretor de animação não é “dirigir a animação” (apesar de eles possuírem vários níveis de trabalho dependendo da pessoa, do estúdio e do cronograma). Basicamente, a função deles é manter a consistência. Eles checam todas os quadros que são criados para um episódio e fazem correções onde é necessário, assim, os desenhos ficam mais perto dos modelos para a série. Em alguns casos, eles podem ter que redesenhar os quadros inteiros ou fazer ajustes no tempo e nos movimentos (na sua maioria, isso acontece para episódios de OVAs e filmes). Eles são um dos quatro principais cargos para um episódio (screenplay, diretor de episódio, storyboard, diretor de animação).


Diretores de animação tendem serem animadores experientes e possuem um salário mais alto pelo cargo. Contudo, é responsabilidade deles se algo der errado com a animação, tornando esse trabalho muito estressante, especialmente quando há pressão do tempo para o episódio ficar pronto. Comumente, um episódio de anime terá mais de um diretor de animação e isso pode ser um sinal de que existem problemas no cronograma, com mais pessoas necessárias para poder terminar o episódio completo em tempo ou até um sinal de que existe muitas correções a serem feitas. Pode ser também pelo fato de os diretores de animação estão sendo usados de acordo com suas especialidades (como por exemplo, desenhos de animais) ou pode ser um indicativo de que é um episódio difícil com muitos desenhos.

 

Além do diretor de animação, os animes de hoje em dia possuem um diretor de animação geral (geralmente o designer de personagem), que normalmente trabalha junto com o diretor de animação para manter os modelos de personagens consistentes através do anime. Eles geralmente focam nas faces dos personagens. Algumas séries dão menos importância para esse cargo e outras, como é o caso de Noein, não possuem esse cargo de forma alguma.


In- between Animação (animação intermediária)

Para completar a animação, agora que os quadros estão prontos, para que fique mais fluído, mais desenhos devem ser completados para ficar entre os quadros- chaves. Isso é chamado de “inbetween animação” (animação intermediária). Animação intermediária é feita por animadores menos experientes, e é, normalmente, terceirizada (geralmente para a Coréia). Animação intermediária é mais barata do que a animação chave, e é, normalmente, uma posição temporária na carreira de um animador.



Você pode descrever esse tipo de trabalho como sendo um pouco pesado, pois os animadores intermediários não tem a chance de colocar a sua individualidade no trabalho. Eles recebem (principalmente quando é treceirizada) instruções claras do “animador- chave” sobre como a animação intermediária deve ser, e simplesmente enchem as lacunas com desenhos. Eles também têm a tarefa de deixar os quadrados chaves com um traço mais limpo.


Muitas vezes os “animadores- chave”, especialmente aqueles que são famosos (ou para sequências importantes), vão fazer muitos dos desenhos eles mesmos, para minimizar o número de quadros intermediários inferiores. Existem muitos exemplos desse tipo de situação, como por exemplo, as sequências de Yoshimichi Kameda da animação Full Metal Alchemist: Brotherhood, onde Mustang está queimando Lust e ele (Yoshimichi Kameda) fez todos os quadros intermediários ele mesmo. Muito provavelmente, se outra pessoa tivesse feito esses desenhos ela não teria conseguido ter feito desenhos tão bons para aquela cena.




Os quadros intermediários são checados ou corrigidos se necessário. Com os desenhos da animação- chave e da animação intermediária combinados, você tem a “animação” que vai no anime!

Animação de Gurren Lagann. Topo: desenhos de animação chave, meio: desenho limpo e animação intermediária, último: produto final, colorido e com a arte do background incluído.





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