domingo, 21 de julho de 2013

Produção de Animes- Guia Detalhado de Como são Feitos os Animes, parte 2



Animação

Anime é um dos poucos lugares onde você ainda consegue achar “animação tradicional”. Eu acho que tem tido alguma confusão entre os fãs de animes sobre como a produção de anime digital é, então é melhor deixar claro: o anime convencional ainda é fundamentalmente desenhado à mão, e é por isso que permanece sendo um grande meio artístico. Animes tradicionais permitem expressar uma maior individualidade. Claro que computadores ainda são muito utilizados, mas o processo principal é que os quadros ainda sejam desenhados à mão, e não possui nenhuma animação simulada por computador.

Tem alguns animadores que desenham animação 2D diretamente no computador, mas para os animes, isso é muito restrito para produção “animes solo” ao invés de animes comerciais.  A indústria de animes prefere assim porque os animadores se sentem, normalmente, mais confortáveis com esse método e permite também que seja checado e corrigido com mais facilidade.




Key animation

Baseado no storyboard, os “animadores chave” (animadores key) começam a trabalhar, criando os desenhos da animação. Eles são atribuídos à um certo número de custos pela pessoa no comando da “animação chave” (key animation).

Animadores chave desenham os quadros essenciais que marcam a posição distinta ou a expressão da célula/personagem. Por exemplo, um personagem começando a chutar alguém em um quadro, e então o chute descendo no segundo quadro (se é um chute rápido). Em outras palavras, eles desenham a estrutura da animação. O número de quadros que um animador chave desenha para um movimento vai depender nas intenções do animador e a natureza do corte, com tempo e custos sendo considerados.  Esses desenhos também incluem linhas que direcionam onde a sombra irá ocorrer. Em torno de 20 animadores chave podem estar trabalhando em apenas um episódio de anime, cada um responsável por uma parte separada (às vezes muitos cortes).



Apesar de já estar decidido como um movimento vai ser, depende do animador chave expressar aquilo na animação. É por isso que um animador chave talentoso e trabalhador pode roubar o show, indo além dos requerimentos do storyboards e imbuindo uma cena com o próprio estilo. Alguns animadores pegam a oportunidade de desviar dos storyboards também (quem gosta de Yoshinori Kanada sabe o que ele pode fazer com grande efeito).





Tem um subconjunto do anime fandom que são encantados por grandes obras de animação e animadores, os “sakuga” fãs. Sakuga se refere, tecnicamente, aos desenhos do animes, mas é estendido à descrever toda a animação. As pessoas seguem seus animadores favoritos, e acompanham os cortes que eles fazem, também compilando eles em animes ou animações musicais específicos dos animadores. O núcleo dos fãs de sakuga online é o “sakuga wiki” (em Japonês) e uma grande quantidade de “sakuga AMVs” podem ser achadas no youtube. 


Hironori Tanaka MAD


Mas e sobre a consistência? Enquanto que a ênfase na produção de anime varia de produção para produção, em geral, é uma boa ideia ter certeza que seus personagens se parecem os mesmos de um animador chave para o outro. Isso é cuidado pelo diretor de animação...e esse assunto continua na parte 3!






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